A cantora Liniker pode receber o título de cidadã soteropolitana, uma das principais honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Salvador (CMS). O pedido consta em um Projeto de Resolução (n.º 05/2024) publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da Casa e tem assinatura da vereadora Laina Crisóstomo (PSOL).
Natural de Araraquara, interior de São Paulo, Liniker é reconhecida, aos 27 anos, a como uma das maiores vozes da música nacional, de acordo com a justificativa dada pela edil psolista.
"Compositora e cantora, além da sua potência vocal e belas letras de amor que falam sobre amor, a cantora também é bastante reconhecida pela representatividade social. Mulher transgênero, sua arte aborda situações cotidianas da vida afetiva e é acolhida com entusiasmo, principalmente, pela juventude que sofre preconceito contra orientação sexual e identidade de gênero. A negritude também é um tema de destaque em seus trabalhos, nos quais combina referências diversas da música negra", diz outro trecho da justificativa dada por Laina.
Sobre a relação com a Bahia e Salvador, a vereadora apontou que a cantora desenvolveu uma conexão afetiva onde por diversas vezes é vista andando pelas ruas, principalmente do Centro da cidade, além de buscar fomentar a cena cultural da capital.
O Projeto de Resolução será submetido, em discussão única, com pareceres das comissões de Constituição e Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Fiscalização. A aprovação depende de voto favorável de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos integrantes da CMS.