Bahia

Empresa brasileira pode 'melar' aquisição da fábrica da Ford em Camaçari pela BYD; entenda

Lecar aproveita brecha da legislação e disputa unidade com montadora chinesa

Divulgação
Divulgação

Uma empresa brasileira pode "melar" o negócio entre o Governo da Bahia e a montadora chinesa BYD pela aquisição da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O equipamento pertence, atualmente, ao Estado.

De acordo com a Folha, o empresário Flávio Figueiredo Assis, da nacional Lecar, apresentou uma proposta à gestão estadual. Tudo começou com uma visita ao espaço para compra de robôs e esteiras que estão desativadas.

No local, Assis descobriu que o processo de venda da fábrica ainda estava aberto — o aviso de chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estava aberto até esta quarta-feira (28).

O documento, apesar de apontar que a BYD havia manifestado interesse no complexo industrial de Camaçari, destacava que havia margem para outra proposta. Foi o que o empresário fez ao aproveitar essa brecha.

Ainda conforme a Folha, o dono da Lecar pretende adquirir o espaço para construir o futuro hatch elétrico da marca, que deve ter preço abaixo de R$ 100 mil.

Ciente da proposta da rival, a BYD prepara uma resposta oficial à investida da Lecar. Pessoas ligadas à montadora chinesa acreditam que nada irá mudar nas negociações, e que a estratégia de Assis é uma jogada de marketing. A montadora chinesa já anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na Bahia. No fim de janeiro, a BYD entregou um SUV elétrico para a Presidência da República.