Entretenimento

Orkestra Rumpilezz retoma shows gratuitos no Centro Histórico nesta sexta-feira (1°)

"Rumpilezz Funfun no Passo" acontece nas primeiras sextas-feiras até abril de 2024

Foto Divulgação: Caio Lirio
Foto Divulgação: Caio Lirio

O projeto "Rumpilezz Funfun no Passo" está de volta, a partir desta sexta-feira (1), com apresentações mensais da Orkestra Rumpilezz, na Escadaria do Passo, no Centro Histórico. Os concertos, abertos ao público, ocorrerão sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês.

A apresentação acontece a partir das 19h, com repertório marcado por músicas já consagradas da Rumpilezz, como "Aláfia", "O Samba Nasceu na Bahia", "Taboão", "Adupé, Fafá" e "Feira de 7 portas", além de releituras brilhantes de Moacir Santos, Dorival Caymmi e do grupo Black Rio, em versões concebidas ainda sob o comando de Letieres.

O projeto teve início em outubro do ano passado e tem data marcada até abril, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite (in memorian), a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras "z" em referência ao jazz.  O grupo é composto por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.