Eleições 2024

Com três pré-candidaturas do PT, Jerônimo volta a pregar unidade dos partidos da base no Quadrilátero do Petróleo

Apenas Madre de Deus, o atual prefeito, Dailton Filho, do PSB, deverá disputar a reeleição

Divulgação
Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a defender a construção da unidade partidária em torno de uma única candidatura da base nas quatro cidades que formam o Quadrilátero do Petróleo: São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé. Em três delas, o PT deverá liderar a cabeça da chapa. Apenas Madre de Deus, o atual prefeito, Dailton Filho, do PSB, deverá disputar a reeleição. 

“A orientação do governador e a dos partidos que me acompanham no Conselho Político é da unidade. Quando criamos unidade, a gente facilita a unidade que existe com o governo federal, com Lula; o estadual, comigo; e o município. Não vamos perseguir nenhum prefeito ou prefeita, mas, é mais fácil a unidade quando uma escola dessa é entregue e as outras políticas têm que transcorrer no mesmo sentido”, orientou Jerônimo nesta terça-feira (20) durante entrega de escola em São Francisco do Conde.

Na cidade com maior PIB per capita da Bahia, São Francisco do Conde, cidade já governada pelo PT com a prefeita Rilza Valetin, o vereador Marivaldo Amaral é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores e deverá enfrentar o atual prefeito, Antônio Calmon (PP), que disputará a reeleição e apoiou o candidato do União Brasil, ACM Neto, nas eleições de 2022. 

Em Candeias, a atual vice-prefeita, Marivalda Silva (PT), rompeu com o atual prefeito Pitágoras Ibiapina (PP) e anunciou sua pré-candidata a prefeita. Dr. Pitágoras, como é conhecido, também apoiou o ex-candidato ACM Neto e anunciou seu secretário de Gestão, Eriton Ramos, como pré-candidato a sua sucessão.   

Em São Sebastião do Passé, o PT lançará o empresário Ângelo Santana como candidato do partido na disputa com a atual prefeita Nilza da Mata, que trocou recentemente o PP pelo PSD para tentar se aproximar da base do governador, após ferrenha oposição ao então governador Rui Costa (PT). Nilza também apoiou o ex-prefeito de Salvador contra Jerônimo na disputa pelo governo do Estado.

Juntas, as quatro cidades que formam o Quadrilátero do Petróleo geram uma receita anual de quase R$ 2 bilhões e concentra uma população de quase 200 mil pessoas.