As chuvas da manhã desta terça-feira (20) causaram diversos pontos de alagamento em Salvador. Condutores de veículos tiveram dificuldades para trafegar em diversas vias, a exemplo das avenidas Mario Leal Ferreira (Bonocô), San Martin (vídeo abaixo) e Afrânio Peixoto (Suburbana).
O trânsito ficou lento em algumas regiões. Por meio do microblog X, a Transalvador orientou cuidado aos motoristas devido ao risco de acidentes com a pista molhada.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Em caso de emergência, o órgão deve ser acionado pelo telefone gratuito 199.
Ainda segundo a Codesal, as fortes chuvas são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, associado a um canal de umidade. Esses fenômenos contribuem para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 3 horas (atualizados às 11h30) foram em Fazenda Coutos (44,8mm), Retiro (42,4 mm), IAPI (40,8mm), e Vila Sabiá (38,8mm) índices acima de 40,0 mm.
Previsão do tempo
A previsão para quarta-feira (21) é de céu nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Na quinta-feira (22), o céu estará nublado, a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
VEJA VÍDEO:
Chuva deixa Salvador com diversos pontos de alagamento na manhã desta terça-feira pic.twitter.com/rLDsDi9rzv
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) February 20, 2024