A cantora trans Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, compartilhou nas redes sociais, nesta sexta-feira (16) que através de um processo judicial, vai realizar a cirurgia de redesignação sexual.
"Queridos, hoje recebi a liminar da justiça com a decisão favorável a mim para a cirurgia de redesignação sexual e o plano de saúde @unimednacional só tem 5 dias para enviar ao @littletonplasticsurgery tudo referente à cirurgia que será realizada no Rio de Janeiro. Preciso que todos vcs marquem aqui a @unimednacional e a @qualicorp que são os responsáveis", iniciou o texto no Instagram.
A cirurgia de redesignação sexual é uma demanda de parte da comunidade trans e está ligada ao processo cirúrgico da constituição de uma vagina no caso de mulheres trans ou então uma construção peniana para os homens trans.
Ao Portal Salvador FM, a pagodeira baiana contou que a cirurgia é uma questão de necessidade: "Já tinha feito a cirurgia de retirada do testículo, já não tinha o órgão há nove anos, então já é uma necessidade, fica aí de abertura para as instiruições, que as pessoas trans e travestis necessitam desse espaço e acolhimento".
Tertuliana processou o plano de saúde da Unimed Rio, em novembro do ano passado e acusou de transfobia após o cancelamento da assinatura do seu plano de saúde. De acordo com ela, o cancelamento ocorreu sem explicação após ela entrar com o pedido da cirurgia.
VEJA: