Carnaval

Faixas de protesto e ex-presidente 'preso' marcam concentração da tradicional Mudança do Garcia

A segunda-feira de Carnaval em Salvador é marcada pela irreverência desde cedo com a Mudança do Garcia.

Evilásio Júnior/Salvador FM
Evilásio Júnior/Salvador FM

A segunda-feira de Carnaval em Salvador é marcada pela irreverência da Mudança do Garcia. O evento que ganha as ruas do bairro do Garcia, no Centro da capital baiana, é um misto de antigos carnavais, protesto e várias manifestações políticas. Por volta das 9h30, o movimento ainda era tímido na concentração.

A Mudança – que teve início em 1926 com o bloco Arranca Toco – atrai estudantes, professores, sindicalistas, militantes sócias e políticos. Na concentração já era possível ver o que estava por vir durante a caminhada. 

Faixas demonstram insatisfação com a proposta de privatização do Planserv (plano de saúde dos servidores do estado) e com a falta de reajuste salarial para o funcionalismo público . "A única mudança que alguns políticos conseguem trazer é no tamanho do próprio bolso", diz um dos cartazes.

Uma das alegorias na concentração simula a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo nacional e aliados foram alvos de operação da Polícia Federal na quinta-feira (8).