O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê, cobrou neste sábado (10) a equiparação dos investimentos feitos pelos poderes públicos entre os artistas brancos e os blocos afro, durante a concentração do grupo, na Senzala do Barro Preto, sede do grupo, no bairro da Curuzu, em Salvador — neste sábado (10) de Carnaval, ele desfila no circuito Osmar (Campo Grande).
Ele lembrou que os 50 anos do grupo, celebrados neste 2024, representam a transformação que os blocos afro proporcionaram no Carnaval da Bahia, com uma participação mais efetiva do povo negro (veja vídeo abaixo).
"É um ano muito especial, pois são 50 anos de blocos afro, não só de Ile Aiyê, pois o Brasil todo comemora essa data […] mesmo com todas as intempéries, é uma data para se comemorar", disse.
"Ficamos contentes pelos investimentos dos poderes públicos, mas quando eles forem equiparados ao que é pago aos artistas brancos, as coisas vão melhorar. Em salvador ainda existe um apartheid muito grande, o tratamento é muito diferenciado", cobrou.
Vovô do Ilê cobra equiparação de investimentos feitos pelo poder público entre os artistas brancos e blocos afro pic.twitter.com/AavS1LVVlp
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) February 10, 2024