Carnaval

Bloco Pagode Total começa a entrega de fantasia em loja

.

Divulgação
Divulgação

Até as 14h da quinta-feira (8), o Bloco Pagode Total estará entregando suas fantasias no Shopping da Bahia. O bloco desfila na quinta-feira (08) no circuito Osmar, levando muito samba baiano para Avenida. Com o tema “A força ancestral das mulheres negras” o bloco promete uma festa dedicada com vasta experiência e valorização do samba. Este ano Pagode Total também celebra 24 anos de samba e tradição na Avenida e desfila com os grupos baianos Samba Trator, Companhia do Pagode e o retorno do É o Tchan, que desde 2020 não comanda o trio do Pagode Total.

A casadinha custa R$ 350 e a individual R$ 197, podendo dividir em até 3x no cartão e as vendas estão acontecendo nos balcões de ingresso dos shoppings e na loja própria, localizada no segundo piso do Shopping da Bahia.

Homenagem às mulheres negras – Para este ano, o Bloco prestará homenagens às mulheres negras que são as verdadeiras incentivadoras e fomentadoras do ritmo do samba e do pagode no Brasil. São elas: Gal do Beco, a Dama do Samba da Bahia, que em 2000 ganhou o título de cidadã soteropolitana pela influência na cultura do samba baiano; Jovelina Pérola Negra, que faleceu em 1988 deixando o seu legado como cantora e compositora brasileira, e uma das grandes divas do samba;  Dona Ivone Lara, Rainha do Samba e Grande Dama do Samba, além de ter sido a primeira mulher a assinar um samba-enredo; Tia Ciata, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca, e por fim, Dona Maria de Lourdes, falecida em 2021 e mãe de Cumpadre Washington, um dos fundadores do bloco Pagode Total.

“Homenagear essas mulheres negras é uma forma de evidenciar a construção do papel delas na sociedade, pois, são elas as primeiras empreendedoras com seus tabuleiros de acarajé e de quitutes, que foram as responsáveis em salvaguardar toda cultura negra do Brasil, através dos terreiros de candomblé. Toda essa cultura foi criada por essas mulheres dentro do terreiro, e que trouxe, inclusive, a cultura da musicalidade”, declara Reinaldo Silva Santos, presidente do bloco e mais conhecido como Branca de Neve.
 
 Sobre Pagode Total

O Bloco Carnavalesco Pagode Total, fundado em 14/01/2001, pelo presidente Reinaldo Silva Santos, músico percussionista com grande saber da cultura baiana principalmente o samba e suas vertentes. O Pagode Total nasceu de um desejo do cantor baiano, Compadre Washington em ter um bloco de samba no Carnaval de Salvador, aos mesmos moldes de outros que já existiam, como o Alerta Geral e o Alvorada, onde o mesmo iniciou sua trajetória como cantor. Com o objetivo de criar mais uma opção de diversão para os foliões, contribuindo para a valorização do ritmo que está diretamente ligado a ancestralidade africana, o bloco ao longo destes mais de 20 anos de avenida sempre desfilou com grandes atrações como: É Tchan, Raça Negra, Exaltasamba, Dilsinho, Sorriso Maroto, Belo, Tiaguinho, Revelação, Molejo, Salgadinho, Imagina Samba, Caju pra Baixo dentre outros, bem como: Terra Samba, Bambeia, Samba Mocidade, Samba e Suor.