O presidente Lula (PT) deu uma declaração polêmica durante um evento em São Paulo, ao lado de uma jovem negra (veja vídeo abaixo). A fala ocorreu em um encontro na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A visita do chefe do Executivo federal ao espaço, na última sexta-feira (2), foi motivada pelo anúncio da empresa alemã de que fará investimentos no Brasil até 2028. Durante discurso, o petista chamou a jovem para elogiá-la, porque ela ganhou um prêmio por desempenho dentro da empresa e disse que "uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor".
"Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: 'Ela é cantora, vai'. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): 'Não, não vai ter música'. Então, ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor", disse.
De acordo com o jornal O Globo, a jovem em questão é Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos. Ela é uma operadora especialista da Volkswagen que ganhou a premiação de melhor aluna aprendiz da empresa em 2023, honraria que deu a ela o direito a uma viagem à Alemanha.