Uma mulher teve um ataque de fúria e vandalizou a loja de uma comerciante em Arraial d'Ajuda (sul da Bahia), além de proferir palavras antissemitas contra Herta Breslauer. O caso viralizou neste sábado (3) – veja vídeo abaixo.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, outra mulher xinga a dona da loja de "sionista" e "assassina de criança", além de quebrar as mercadorias da comerciante. A moça precisou ser contida por três homens que colocaram ela para fora da loja. "Eu vou te pegar, maldita sionista", gritou.
Mulher tem ataque de fúria e vandaliza loja de mulher judia em Arraial d'Ajuda pic.twitter.com/jhKjG91TSH
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) February 3, 2024
Após o ataque, Herta registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A identidade da agressora não foi revelada. A comerciante usou as redes sociais após deixar a delegacia (veja vídeo abaixo).
Proprietária da loja vandalizada após ataque de fúria de mulher se manifesta pic.twitter.com/lZmxzQPuyM
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) February 3, 2024
Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Sociedade Israelita da Bahia manifestaram repúdio ao ataque extremo da mulher contra a comerciante.
"A Conib e a Sociedade Israelita da Bahia denunciam uma repugnante agressão contra um comerciante judia em Arraial da Ajuda, na Bahia, pelo simples fato de ela ser judia. Uma agressão covarde, antissemita, que deve ser investigada como crime de ódio e seguir o seu devido processo legal. A Conib vem pedindo moderação e equilíbrio às nossas lideranças para não importarmos o trágico conflito em curso no Oriente Médio. O antissemitismo deve ser condenado por todos, e sua explosão nos últimos meses aqui no Brasil e no mundo é consequência de visões odiosas e distorcidas sobre Israel e judeus manifestados por personalidades e distribuídas pelas redes sociais. Isso precisa acabar para evitarmos consequências ainda mais graves", diz a nota.