Um incêndio parcial atingiu uma casa no bairro da Federação, em Salvador, na manhã deste sábado (3), levando cinco pessoas a precisarem de socorro devido à inalação de fumaça, uma delas uma idosa. Segundo os moradores, o incidente pode ter sido causado por uma vela acesa em um altar onde estava a imagem de uma santa, que, surpreendentemente, não foi destruída pelas chamas.
O fogo começou por volta das 6h30, na rua Jardim Federação, destruindo a sala da residência. Os próprios moradores e vizinhos conseguiram apagar as chamas antes da chegada dos bombeiros. Maiane Batista, uma das moradoras, relatou ao G1 que seu pai percebeu o incêndio ao acordar e começou imediatamente a apagá-lo com uma mangueira, com a ajuda dos vizinhos. Quando os bombeiros chegaram, as chamas já tinham sido extintas, e eles realizaram uma vistoria no local.
Das cinco pessoas que inalaram fumaça, duas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris por equipes do Salvar, mas não há detalhes sobre o estado de saúde delas. A idosa socorra, conforme relatos, acendeu a vela em homenagem a Santa Bárbara, de quem é devota. O altar foi destruído, mas a imagem permaneceu intacta, coberta apenas por fuligem.