A pré-candidata à Prefeitura de Jacobina, Mariana Oliveira, afirmou que vai deixar o PT. Ela — que concorreu ao pleito municipal em 2020 e ficou apenas na terceira colocação — usou as redes sociais, na quarta-feira (31), para comunicar a decisão (veja vídeo abaixo).
Com esse movimento, a Federação PT-PCdoB-PV deve encaminhar o apoio para a reeleição do atual gestor jacobinense, Tiago Dias (PCdoB). Na publicação, Mariana afirmou ainda que está abdicando do posto de presidente do diretório municipal do PT na cidade, que ocupou durante quatro anos.
No vídeo, também de acordo com ela, a saída da legenda não representa a desistência dela à corrida eleitoral. "Essa decisão foi difícil pra mim, mas eu entendi que um projeto pra Jacobina, neste momento, está acima de questões individuais ou tão somente partidárias", disse ela.
"Reafirmo que sou pré-candidata a prefeita de Jacobina e que meu nome estará à disposição da população nas eleições de outubro […] Sabemos que é necessário buscar novos caminhos que tragam soluções para os problemas locais, unindo forças que levem Jacobina pra frente", completou.
Ainda no vídeo, ela afirmou que vai migrar para um partido que faz parte da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) — nos bastidores, interlocutores afirmam que o caminho mais viável para Mariana seria o PSD, legenda que na Bahia é comandada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). Ademais, ela teria tomado a decisão de deixar o PT por não querer abrir mão da sua candidatura ao Executivo.