Política

Dança das cadeiras: confira quem pode entrar e sair da AL-BA em 2024

Após o recesso, a Assembleia retorna aos trabalhos nesta terça-feira, 01

Divulgação / Alba
Divulgação / Alba

Ano eleitoral e de fortes especulações em torno dos deputados estaduais que devem se candidatar às prefeituras. O Portal Salvador FM fez um levantamento dos possíveis nomes que podem disputar as eleições municipais e os suplentes que podem entrar nas vagas deixadas pelos deputados, caso os ocupantes sejam eleitos nos municípios. 

Vale lembrar, que pela regra eleitoral, a suplência é do partido ou da federação, sendo o suplente o candidato à Casa Legislativa melhor colocado (em número de votos).

A deputada Cláudia Oliveira (PSD), que já foi prefeita de Porto Seguro (BA), por duas vezes, é pré-candidata pela legenda e deve contar com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Caso vença a corrida eleitoral, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), é a primeira suplente da legenda com direito a assumir o posto. 

Outro deputado do PSD que deve disputar as eleições é Eduardo Alencar. O partido ainda não definiu se apoiará uma candidatura única em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ou se realmente vai com o deputado para a disputa às eleições municipais. 

Também do PSD, o deputado Eures Ribeiro anunciou, desde abril de 2023, que é pré-candidato à prefeitura de Barreiras. Caso seja eleito, a suplência cabe também a Jusmari Oliveira.

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) é pré-candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ao Portal Salvador FM, Leandro de Jesus já confidenciou que defende uma candidatura própria do PL no município. Caso se concretize a sua candidatura e sua eleição, o suplente é Coronel França (PL).

Já o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) tem defendido a sua candidatura a prefeito na cidade de Feira de Santana (BA), se apresentando como a "novidade" na disputa eleitoral da Princesa do Sertão. Caso seja eleito, quem ocupará a vaga na Assembleia Legislativa, em 2024, é o experiente político Paulo Câmara. 

Definição sobre pré-candidatura também já existe há muito tempo na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Ocupando uma cadeira de deputado, Pancadinha (SD) tem se colocado como principal nome da disputa eleitoral. Uma eleição de Pancadinha faria com que o Pastor Tom fosse alçado à AL-BA. 

O deputado estadual Raimundinho da JR (PL) confirmou seu nome como pré-candidato ao pleito municipal em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Caso eleito, dará lugar ao Coronel França. Entretanto, caso França entre na vaga de Leandro de Jesus, a segunda suplenc do PL é Katia Bacelar. 

Na cidade de Irecê, mais um nome de um deputado ligado ao PSD pode concorrer às eleições. Ricardo Rodrigues mudou o título de eleitor para o município com o intuito de disputar o pleito por lá. 

No caso do PSD, caso os quatro pré-candidatos consigam se eleger nos respectivos municípios, as vagas de suplência são de Jusmari Oliveira, do ex-jogador de futebol, Marcone Amaral, de Marinho Galinho e Vera da Saúde. Caso todos sejam eleitos, o partido provocará a maior bancada na AL-BA. 

Em Juazeiro, é dada como certa a candidatura do deputado estadual Roberto Carlos (PV). Sendo eleito, o parlamentar dará lugar a Radiovaldo. 

Retorno na AL-BA

Após o recesso, a AL-BA retorna aos trabalhos nesta terça-feira (1º). Na solenidade de retorno é esperada a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT). O chefe do Executivo fará a leitura da mensagem anual ao Legislativo, bem como uma prestação de contas das realizações do exercício anterior.