Mesmo fazendo parte de uma Federação com o PT, o PV e o PCdoB realizaram uma reunião com representantes de outras quatro siglas (MDB, PSOL, Rede e PSB) para discutir a escolha do pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro (norte da Bahia), nas eleições de outubro deste ano.
Se o encontro, realizado na última sexta-feira (26), não contou com representantes petistas, do lado dos "verdes" marcou presença o deputado estadual Roberto Carlos — que já se colocou como pré-candidato ao Executivo juazeirense. Pelos comunistas, o também deputado estadual Zó (PCdoB), que também é postulante à Prefeitura, esteve reunido com os representantes das demais quatro siglas.
Em uma postagem nas redes sociais, Roberto Carlos afirmou que a reunião, além de buscar o fortalecimento da oposição à prefeita Suzana Ramos (PSDB) na "Terra das Carrancas", visa alinhar uma unidade política para representar os ideais do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições municipais de 2024.
"O encontro foi fundamental para apresentarmos ao Governador e ao Conselho Político estadual um discurso coeso, acelerando o processo de escolha do candidato […] Com os pré-candidatos e deputados estadual Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), juntamente com outros representantes partidários, buscamos construir um projeto sustentável para Juazeiro, ouvindo as lideranças políticas e a voz do nosso povo", analisou o parlamentar.
Em agosto do ano passado, os diretórios estadual e municipal do PT lançaram a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho à Prefeitura. Contudo, o petista pode não concorrer ao pleito de outubro após uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), torná-lo inelegível até 2030.