Um dos principais representantes dos blocos afro em Salvador, Vovô do Ilê, comemorou o anúncio da Prefeitura sobre a reforma da Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê. Na ocasião, perguntado sobre a ausência de uma candidatura representativa, ele apontou uma problemática vista na comunidade negra.
“Depende dos partidos, os partidos têm direito de escolher o candidato deles. E também a gente não vai ficar só lamentando o comportamento do branco, né? A comunidade negra também tem que se movimentar. Branco não vota em negro e negro não vota em negro. Se a negrada não votar, quando existir candidatura, não vai ter mudança”, disse ao Portal Salvador FM, na manhã desta terça-feira (23), durante lançamento do Carnaval 2024.
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis anunciou novas ações para os blocos afro, em destaque, a reforma da sede e da Escola Mãe Hilda, projeto social do Ilê Aiyê que beneficia crianças da comunidade. Para Vovô, o projeto acena para uma mudança na cidade.
“As coisas estão começando a mudar. Estão começando a reconhecer que essa cidade é uma cidade negra e que precisa ser tratada com respeito, não só na época das eleições. Precisa ser tratada com respeito durante todo o ano”, destacou.