Eleições 2024

Wagner faz aceno para MDB ser vice do PT em Conquista e Geddel reage

Município conta com as pré-candidaturas do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e da vereadora Lúcia Rocha (MDB)

Montagem | Pedro França/Agência Senado e José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Montagem | Pedro França/Agência Senado e José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Após o fim do "Capítulo Salvador" com a escolha por Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato à Prefeitura de Salvador, nas eleições de outubro deste ano, PT e MDB estão se vendo em nova uma "sinuca de bico" com relação ao postulante à Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Do lado dos petistas, o escolhido foi o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA). Pelos emedebistas, a vereadora Lúcia Rocha (MDB), líder das pesquisas de intenção de voto, inclusive à frente da prefeita Sheila Lemos (União).

No entanto, pelo menos por enquanto, nem mesmo os números têm sido suficientes para arrefecer os ânimos do PT para a região. No último sábado (20), durante encontro do Diretório Estadual do PT na "Suíça Baiana", o senador Jaques Wagner (PT-BA) defendeu a escolha por Waldenor, convidando Lúcia Rocha para a ser a vice na chapa encabeçada pelo "federal".

"Ninguém constrói caminhada sozinho, ninguém constrói uma casa sozinho, é muita gente colocando tijolo, é assim na vida da Bahia, na vida de Conquista, é assim na vida do Brasil […] Queria falar dos desafios que essa família PT, não só PT, mas a família PT com todos os aliados, que é sempre bom a gente entender que precisa juntar com outras forças", iniciou Wagner, na ocasião.

"A gente sozinho, às vezes, não tem energia suficiente para ganhar uma batalha […] Se a gente se isolar, a gente não vai para lugar nenhum", completou.

Um dia depois, no domingo, veio a reação de um dos principais caciques do MDB na Bahia, o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima. Em uma postagem no Instagram, reforçou as palavras de Wagner de que "ninguém ganha sozinho", mas que o caminho adotado, pela base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), seja outro: com Lúcia Rocha encabeçando a chapa e Waldenor sendo o vice.

"Meu amigo, e grande professor de política Jaques Wagner, é com o sentimento de que ninguém ganha nada sozinho, que o MDB, que lidera as pesquisas em Vit da Conwuista, convida o PT para indicar o Vice da chapa de Lúcia Rocha, ajudando a devolver nas urnas o que o partido nas urnas ganhou Vamos vencer a eleição em Conquista, com humildade firmeza e valorizando os companheiros de caminhada (sic)", escreveu Geddel.