Bahia

Dois fazendeiros são presos suspeitos de assassinar indígena pataxó no sul da Bahia

Conflito aconteceu no domingo (21)

Reprodução/X @fabriciotitiah
Reprodução/X @fabriciotitiah

Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros a indígena da etnia pataxó, Maria Fátima Muniz de Andrade, na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, em Potiraguá (sul da Bahia) — o conflito ocorreu no domingo (21).

Além dela, o cacique Nailton Muniz Pataxó sofreu uma tentativa de homicídio durante o ataque. Ele foi atingido no rim e passou por cirurgia em um hospital da região

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

Além dos fazendeiros que foram detidos, um indígena que portava uma arma artesanal também foi preso. Segundo a Polícia Militar, um ruralista foi ferido com uma flechada no braço, mas está estável.

Segundo o G1, quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Devido ao clima de tensão na região, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) determinou o reforço, por tempo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na localidade.

O caso está sendo investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).