O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou no domingo (21) que desistiu de sua campanha pela presidência dos Estados Unidos e declarou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump na corrida do Partido Republicano.
Essa decisão veio após a derrota nas primeiras primárias do partido no estado de Iowa, na segunda-feira (15). Mesmo conquistando a segunda colocação, DeSantis ainda ficou 30 pontos percentuais atrás do ex-presidente.
Após uma vitória tranquila em sua reeleição como governador da Flórida em 2022, DeSantis era considerado por muitos como o nome mais forte dentro do partido para enfrentar Trump nas primárias republicanas.
"Se existisse qualquer coisa que eu pudesse fazer para produzir um resultado favorável, mais paradas de campanha, mais entrevistas, eu faria. Mas não posso pedir a nossos apoiadores a oferecerem seu tempo e doarem seus recursos se não temos um caminho claro para a vitória. Dessa forma, estou hoje suspendendo minha campanha", afirmou DeSantis em um vídeo publicado no X (antigo Twitter).
Com a desistência, a ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, se torna a principal concorrente de Trump dentro do Partido Republicano.