Uma reunião do Diretório Estadual do PT na cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, neste sábado (20), deu início ao calendário eleitoral da legenda.
O grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues discutiu táticas e o quadro eleitoral nos municípios baianos para que o partido vença as eleições na maior quantidade de municípios do estado. Na reunião, estiveram representantes de mais 20 Territórios de Identidade e de mais de 100 cidades.
"Encontros como este colocam na mesa da gente a responsabilidade deste ano, a responsabilidade eleitoral. O ano eleitoral é o ano de a gente poder fazer a disputa política", disse Jerônimo, antes de afirmar: "Sei que de todos os 100 municípios que vieram aqui, vieram para dizer que tem expectativa, que tem projeto, que querem construir o novo ou querem dar continuidade a quem já dirige".
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que é importante o partido pensar quais cidades o PT quer transformar e ouvir o que o povo quer do partido, como Luiz Caetano vem fazendo em Camaçari.
"Ir em cada local de cada cidade para conquistar corações e mentes", afirmou Rui, que acrescentou que em muitas cidades nomes já estão consolidadas, que podem não estar aparecendo nas pesquisas, mas que possuem potencial grande e ainda citou outros municípios que têm nomes consolidados e devem avaliar a “estratégia de fortalecimento de Lula e Jerônimo em vez de se isolar numa candidatura que não irá crescer".
Além do chefe do Executivo estadual, participaram do evento o ministro da Casa Civil Rui Costa, o senador Jaques Wagner, o presidente estadual Éden Valadares, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do município, Waldenor Pereira. Militantes, deputados federais e estaduais e secretários de também marcaram presença.
"Um time só"
Presidente do PT, Éden Valadares afirmou que o PT apresentou uma opinião sobre os desafios do Brasil e da Bahia e defendeu manter como prioridade a governabilidade dos governos do presidente Lula e do governador. "Nós vamos para a eleição, companheirada, querendo eleger muito vereador e muita vereadora do PT, queremos eleger muito prefeito e prefeita do PT também, mas nós vamos para as eleições com a responsabilidade de quem é do partido do presidente Lula e do governador Jerônimo. Nós governamos o Brasil e a Bahia e vamos trabalhar para transformar cada vez mais a Bahia e para que o senhor tenha mais capacidade de gerar, elaborar e preservar mais políticas públicas que incluam nossa juventude, nossas mulheres, negros e negras, agricultores, que combata a desigualdade regional e gere oportunidade para o nosso povo", disse Éden ao governador.
O dirigente afirmou ainda que os candidatos da base aliada que "reunirem as melhores condições para representar esse projeto aqui, o PT estará no palanque ao lado. Nós fizemos um gesto muito importante em Salvador quando apoiamos a candidatura do nosso vice-governador Geraldo Júnior, é o 15 como se o 13 fosse. O PT estará unido com a candidatura de Geraldo. Mas onde a gente tiver uma companheira ou um companheiro do PT com capacidade de liderar o nosso projeto, com mais apoio dos nossos vereadores, com chapa competitiva, onde nós tivermos base social e história como nós temos aqui em Vitória da Conquista com o companheiro Waldenor nós teremos esse time inteiro, focado, unido, com a energia do 13, a energia do PT", afirmou Éden, ao dizer que o partido sairá vitorioso em Camaçari com Luiz Caetano, em Feira de Santana com Zé Neto, em Conquista com Waldenor e em Salvador com Geraldo: "Porque é um time só".