Política

Deputado bolsonarista é alvo da Operação Lesa Pátria

Parlamentar passou a ser investigado após a PF identificar troca de mensagens entre ele um grupo de golpistas que integraram os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) é o principal alvo de buscas na 24ª fase da Operação Lesa Pátria, realizada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal (PF). A ação visa identificar indivíduos envolvidos no planejamento, financiamento e incitação aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.

Agentes da PF dirigiram-se à Câmara dos Deputados para cumprir mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o parlamentar. Ele passou a ser investigado após a PF identificar troca de mensagens entre ele um grupo de golpistas, em que eram passadas orientações sobre os atos antidemocráticos entre o fim de 2022 e o início de 2023, em meio à eleição presidencial.

Além disso, buscas são realizadas no interior do estado do Rio de Janeiro, sobretudo em endereços de pessoas que estabeleceram acampamento em frente à 2ª Companhia de Infantaria em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Os crimes associados aos mandados de busca e apreensão incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.