O governo do Estado da Bahia e a prefeitura de Salvador apresentaram uma ação em conjunto, na manhã desta quarta-feira (17), para promover a ampliação da campanha contra a Covid-19 durante o período pré-carnaval.
Até o dia 6 de fevereiro, a ação entre as secretarias de saúde estadual e municipal vai ofertar a vacina em locais estratégicos da capital baiana.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou a importância da intensificação do uso do imunizante antes da festa.
“Hoje a gente inicia aqui a ação de vacinação em parceria com o município, que é uma competência dele fazer, mas o governo do Estado entrou fortemente nessa estratégia para que a gente pudesse oferecer aos foliões, tanto os turistas, quanto os baianos, para que a gente reforce a vacinação do Covid. A bivalente, que está disponível nos postos de saúde, nós estamos oferecendo agora em parceria”, declarou.
A secretária detalhou que, atualmente, a taxa de cobertura da bivalente é de 14,7% no estado. O receio da pasta é de que a festa popular e o aumento do fluxo de turistas faça a doença retornar.
As equipes de saúde estarão mobilizadas em pontos volantes com o carro do “Zé Gotinha” e com pontos fixos em locais de grande circulação. O reforço da bivalente estará disponível para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossuprimidos com 12 anos ou mais – é necessário ter um intervalo de 6 meses desde a última dose. Os demais públicos do grupo prioritário, a exemplo de trabalhadores da saúde ou pessoas com comorbidades, devem respeitar o intervalo de 1 ano. Para ter acesso à dose será necessário apresentar o cartão do SUS, RG e caderneta de vacinação.