Mesmo com as críticas e previsões sobre "o tamanho das unhas" de cada legenda após as eleições municipais feitas por João e Cacá Leão, o Avante segue com as investidas sobre o ninho dos Progressistas na Bahia. Nesta quarta-feira (17), o ex-deputado Ronaldo Carletto, presidente do Avante no estado, filiou mais um prefeito que fazia parte do bloco do PP.
Desta vez, o novo membro do grupo é o prefeito de Ibirapuã (extremo-sul baiano), Calixto, que está no segundo mandato como chefe do Executivo municipal – em 2016 e 2020 ele foi eleito pelo Progressistas. "O prefeito Calixto é reconhecido pela dedicação à comunidade de Ibirapuã e escolheu o Avante como 'casa' para ideias e projetos", afirmou o perfil do Avante no Instagram.
Conforme um levantamento do Poder 360, que leva em conta o período entre 2020 e 2023, o PP foi o partido que mais perdeu prefeitos para outras legendas. Nas últimas eleições municipais, o Progressistas contava com 92 gestores. No ano passado, acabou com 77. O Avante, por sua vez, passou a ser a terceira sigla com mais prefeitos no estado, em 2023: 70. Há quatro anos, eram apenas quatro.
O partido na Bahia que mais conta com prefeitos em seus quadros é o PSD: passou de 109, em 2020, para 111 em 2023.