Política

Euclides Fernandes quer criação de passe livre para estudantes que vão prestar vestibular na Bahia

Objetivo do programa é beneficiar os candidatos que morem em município diverso de onde vão realizar as provas nas universidades públicas

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) ingressou com um Projeto de Indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em que pede ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a criação de um programa voltado aos estudantes que vão prestar vestibular no estado.

A iniciativa, chamada de "Passe Livre Vestibular", visa beneficiar os candidatos que morem em município diverso de onde vão realizar as provas das universidades públicas. Para tanto, eles teriam acesso gratuito ao transporte intermunicipal.

Conforme o parlamentar, o programa deve garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Além disso, o petista afirma que a implementação do programa contribuirá para reduzir as desigualdades sociais, permitindo que jovens de diferentes origens econômicas tenham condições equitativas para participar dos processos seletivos.

A necessidade da criação da iniciativa, ainda de acordo com Fernandes, "vem para assegurar a todos os estudantes, sobretudo os de baixa condição financeira, a oportunidade de realizar as provas de vestibular com tranquilidade e segurança, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária".