Com folga de mais de 10 delegados, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu vencedor das primeiras prévias do Partido Republicano para a Casa Branca, visando as eleições de novembro deste ano.
A votação, que aconteceu na noite de segunda-feira (15), foi feita no estado do Iowa, no meio-oeste do país. Com mais de 99% dos votos apurados, Trump recebeu o apoio de 20 delegados (51%), 12 a mais do que o segundo colocado, Ron DeSantis (21,2%), governador do estado da Flórida.
Após a confirmação da vitória, durante discurso, Trump criticou o atual presidente dos EUA, Joe Biden – do Partido Democrata –, ao afirmar que o país tem sido "totalmente destruído". Na oportunidade, ele ainda falou que são necessárias deportações ao abordar as políticas de imigração.
"Nós éramos uma grande nação há três anos, e hoje as pessoas estão rindo de nós", disse Trump.
Os Democratas também realizaram votação nesta segunda em Iowa, mas, ao contrário dos republicanos, os eleitores democratas não votam no processo. A escolha para definir o candidato do partido acontece por meio de voto por correio em março – Biden é o grande favorito.
Calendário
Segundo o G1, este é o pontapé inicial para a disputa presidencial dos Estados Unidos, cuja expectativa é de uma nova disputa entre Joe Biden e Donald Trump. Apesar de representar apenas 1% dos delegados republicanos em todo o país, a disputa desta segunda-feira em Iowa funciona como o primeiro termômetro das eleições.