A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos avaliou de forma positiva as ações para conter o calor na maior festa popular antes do Carnaval, a Lavagem do Bonfim. A gestora afirmou que por orientação do prefeito Bruno Reis, as medidas serão replicadas no Carnaval de Salvador, além de outras festas populares como Iemanjá.
Para garantir hidratação e bem-estar aos fiéis, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde em parcerias com órgãos integrados da gestão, instalou bebedouros em pontos estratégicos do cortejo, protetor solar em totens e sachês; distribuição de abanadores, com caráter informativo contendo orientações sobre os cuidados com a saúde na alta estação; carros pipas para reduzir o impacto do calor, microaspersores e umidificadores de ar nos pórticos entre a Igreja da Conceição e o Bonfim.
“As medidas para amenizar o calor garantiram que os baianos e turistas vivenciassem uma experiência cultural e espiritual com todos os cuidados à saúde. Foram ações articuladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura democratizando o acesso a água, protetores solares, abanadores, além dos ventiladores, umidificadores de ar e carros pipa. A nossa avaliação técnica é que funcionou muito bem e não só foi importante para prevenção à saúde, mas também gerou nas pessoas um sentimento de gratidão e de responsabilização. Se não fossem as ações, poderíamos ter tido casos graves por causa do sol forte. Vamos replicar as medidas nos grandes eventos de Salvador tendo como parâmetro o plano de contingência para enfrentamento de altas temperaturas”, afirmou Ana Paula Matos.
A iniciativa inédita, promovida pelas Secretarias da Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Gestão (Semge), Sustentabilidade (Secis), Cultura e Turismo, Defesa Civil (Codesal), Diretoria de Iluminação, é mais um esforço para oferecer saúde integral aos soteropolitanos.