O deputado federal André Janones (Avante-MG) será investigado pelo Ministério Publico Federal do Distrito Federal (MPF-MG). Ele é suspeito de comandar um esquema de desvio de verba pública, popularmente chamado de "rachadinha", em seu gabinete.
O MPF-DF abriu um inquérito civil, que tem como foco apurar se o parlamentar cometeu improbidade administrativa. O pedido de investigação foi assinado pelo procurador Daniel Cesar Azeredo Avelido, em dezembro de 2023. Naquele mês, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou procedimento para apurar se houve quebra de decoro por parte do deputado.
O caso já é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde dezembro de 2023, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O suposto esquema foi denunciado por assessores e ex-assessores do parlamentar, que revelaram a prática. Assessores relataram que o esquema teve início no primeiro mantado do deputado, em 2019, quando eram repassadas, mensalmente, quantias de R$ 10 mil a funcionários, muitos deles fantasmas. Do total, metade, R$ 5 mil, retornava para André Janones.