Eventos

Bonfim 2024: líder diz que PT aguarda 'posição do governador' sobre vice de Geraldo e projeta aumento de bancada

Tiago Ferreira acredita que foco de Jerônimo tem que ser maior na composição das candidaturas da Federação PT, PCdoB e PV

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

Líder do PT na Câmara de Salvador, o vereador Tiago Ferreira garante que não está definido que o posto de vice na chapa encabeçada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB) na disputa pela prefeitura será ocupado por alguma figura petista.

Em entrevista ao Portal Salvador FM, nesta quinta-feira (11), o edil salientou que a definição depende da orientação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

"Nós vamos aguardar uma posição do governador na estratégia que for melhor para garantir um aumento da nossa competitividade. Nós não estamos naquela tese de que tem que ser do PT. Nós, se for do PT, vamos compor e vamos para cima. Se não for, nós vamos aderir a uma posição do grupo político e aquilo que for melhor para poder dar mais competitividade na chapa", disse Ferreira.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Jerônimo estabeleceu os critérios para definir a composição da chapa: "Tem que ser um perfil que ajude Geraldinho a agregar, aumentar a nossa capacidade de unidade. Pode ser o conceito que nós precisamos trazer de mulher, de negra, ou mesmo de empresário. Pode ser alguém da igreja evangélica, que a gente consegue penetrar em outros ambientes. Esses perfis estão postos e o conselho vai voltar a se encontrar e escolher, nesse momento, o que agrega, o que dá força. Nós vamos querer construir um ambiente de extrema força para a gente poder dar essa expectativa que nós temos que ganhar Salvador".

Sobre a eleição proporcional, a expectativa do partido é ampliar o número de cadeiras, das atuais quatro, conforme Tiago Ferreira. Para ele, o foco maior deve ser a Federação PT, PCdoB e PV.

"Nós pretendemos aumentar pelo menos para cinco vereadores do PT e a gente tentar fazer a bancada da federação com oito, nove vereadores. É por isso que eu tenho falado da importância do governo impulsionar as candidaturas da federação. Então, a responsabilidade do governador com todos os partidos, mas com a federação, no meu entender, deve ser maior por compor a maioria de mandatos de vereadores em Salvador. Se o governador ajudar nesse processo, acredito que nós podemos ampliar a bancada do PT em Salvador", avaliou o líder petista.