Política

Lewandowski aceita convite de Lula para assumir Ministério da Justiça

Ex-ministro se aposentou do STF em abril de 2023 ao completar 75 anos e sucederá Flávio Dino

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás / Divulgação
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás / Divulgação

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, confirmou sua aceitação ao convite do presidente Lula (PT) para assumir o cargo de ministro da Justiça. Embora a informação ainda não tenha sido oficialmente divulgada, foi confirmada por fontes do blog da Júlia Duailib, do G1. Lewandowski participou de uma reunião na noite de quarta-feira (10) com Lula e Flávio Dino.

Lewandowski, que se aposentou do STF em abril de 2023 ao completar 75 anos, sucederá Flávio Dino no Ministério da Justiça. Dino, por sua vez, está programado para assumir uma cadeira no Supremo em fevereiro. A agenda oficial da Presidência da República indica uma nova reunião na manhã de quinta-feira (11) entre Lula, Flávio Dino e Lewandowski, em que o anúncio oficial da nomeação será realizado. O nome de Lewandowski para o Ministério da Justiça vinha sendo cogitado nas últimas semanas. 

Lula demonstrou preferência por Lewandowski desde que Flávio Dino foi indicado para o STF, e vários nomes foram especulados para substituí-lo no governo. Entre eles, destacam-se Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e Jorge Messias, advogado-geral da União. Cappelli manifestou sua intenção de permanecer em seu cargo atual, e a expectativa é que Lewandowski indique alguém próximo para ocupar o cargo de secretário-executivo.