O presidente da Embratur, agência responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro, Marcelo Freixo (PT,), participou, na noite desta quarta-feira (10), do programa Fora do Plenário, na rádio Salvador FM. Ele está em Salvador para participar da tradicional Lavagem do Bonfim.
"A Bahia é uma parceira da gente desde o início da nossa gestão e é um lugar muito estratégico. Quando a gente vai mostrar o Brasil, a gente diz que o Brasil não é só sol e praia. O Brasil é cultura, o Brasil é natureza, religiosidade, gastronomia e, quando a gente olha para Bahia, tem isso tudo", disse.
Freixo destacou o papel estratégico da Bahia para a promoção do turismo internacional e revelou que o Carnaval da Bahia será divulgado especialmente para os Estados Unidos.
"A gente está trazendo cinco jornalistas norte-americanos. Os EUA são o segundo país que mais mandam turistas para o Brasil e ainda não é assim com a Bahia. Há muito interesse do norte-americano com o afroturismo e não existe outro lugar como a Bahia", avaliou.
Turismo sexual
Marcelo Freixo também avaliou o combate da imagem internacional do Brasil, que por vezes liga o país ao turismo sexual.
"Eu não quero um Brasil bom para o turista e ruim para o brasileiro. Queremos um Brasil bom para todo mundo. Então, o Brasil não pode ser um lugar para o racismo, para o turismo sexual. Quando a gente investe no afroturismo, a gente quer que o turismo nos ajude a combater o racismo. Da mesma forma, em relação à mulher. Por exemplo, a gente teve um caso de turistas norte-americanas que ensinavam americanos a vir para o Brasil e namorar e nós denunciamos à Polícia Federal. Crime a gente trata com a polícia e turismo com a Embratur. Não nos interessa o Brasil como lugar de destino para turismo sexual. A gente precisa dizer que o Brasil é espetacular, mas as mulheres não são exóticas", comparou.
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