O transporte com tração de cavalos, burros e jumentos está proibido em dois dos principais destinos turísticos da Bahia: Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu, no baixo sul do estado. A medida da prefeitura local entrou em vigor após denúncias relacionadas a maus-tratos contra animais.
O decreto foi assinado pelo prefeito Hildecio Meireles (União Brasil) e publicado no Diário Oficial no dia 4, após um vídeo com um cavalo viralizar nas redes sociais. Nas imagens, o animal aparece visivelmente desgastado e ferido depois de puxar uma charrete.
Conforme informações da Folha de S. Paulo, o secretário de Turismo do município, Claudio Brito, alegou que a decisão foi tomada em conjunto com associações locais e que a prefeitura vai estudar medidas para amparar os donos das carroças. As multas para quem descumprir o decreto variam de R$ 350 a R$ 1,1 mil. A charrete também será apreendida.
Além de Cairu, o município de Jericoacoara, no Ceará, também adotou a proibição por meio de decreto, que entra em vigor nesta sexta-feira (12).