Traque, bombinha, chuvinha ou rojão. Esses são alguns dos fogos de artifícios vastamente utilizados durante os festejos juninos. Para garantir a segurança de adultos e crianças na hora da diversão, o Corpo de Bombeiros Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região do Iguatemi, uma demonstração do uso adequado destes artefatos.
No momento em que for escolher um foguete é necessário alguns cuidados: comprar apenas em lojas credenciados pela Polícia Civil e licenciadas pela prefeitura local e verificar as informações como potencial de queima, classe, forma de utilização e idade de quem vai utilizá-lo.
Integrante do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisa, o coordenador de vistorias dos Bombeiros, capitão BM Carlos Grimaldi, lembrou que as crianças gostam muita de soltar fogos, mas esclareceu que os pais devem estar presentes nestes instantes sempre ao lado dos filhos. Uma de suas dicas para evitar problemas: “utilize sempre fósforos com palitos longos, pois isso lhe dá maior distanciamento e reduz a possibilidade de acidentes”.
Outra informação importante: os fogos de maior classe – existem quatro categorias de fogos de artifício, indo do A ao D, conforme o poder de queima – devem ser usados em locais abertos e longe de residências, hospitais, asilos etc.
De acordo com o capitão Grimaldi, os acidentes envolvendo fogos estão muito associados à negligência na hora do uso e a ingestão de bebidas alcoólicas. “Em caso de queimaduras, é indicado aplicar água corrente e limpa, que dará maior conforto ao paciente, e encaminhá-lo ao hospital”, pontuou.
O Corpo de Bombeiros vem realizando palestras preventivas em escolas e vistorias nas unidades de comercialização para reduzir o risco de acidentes. Caso seja detectada alguma irregularidade durante a venda, Grimaldi orienta à população para fazer uma comunicação à Polícia Civil e à prefeitura.
SSP-BA