Iniciativa da Humana Brasil, a loja Humana recebeu nesta terça-feira (19) o Selo da Diversidade Étnico Racial. A certificação da Prefeitura Municipal de Salvador reconhece publicamente as ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações.
A instituição foi contemplada na categoria “Compromisso” pela qual se compromete em cumprir diretrizes voltadas para a promoção da Diversidade Étnico-Racial, além da entrega do diagnóstico censitário e o plano de trabalho.
A loja Humana contribui com a economia circular estendendo a vida útil dos produtos têxteis e criando alternativas e lógicas produtivas sustentáveis. Com atuação desde 2022, a loja gerou postos de trabalho atuando, também, na garantia do desenvolvimento dos projetos sociais e comunitários da Humana Brasil. Os produtos têxteis reutilizados passam por uma curadoria para recuperação do resíduo e são revendidos a preços mais acessíveis dos bairros de Itapuã e Piedade.
As lojas Humana têm a finalidade de fomentar a moda second hand para todas as idades e gêneros e, com os recursos obtidos, promove os projetos sociais da instituição Humana Brasil. O Selo da Diversidade foi entregue para Mariana Cruz, ex integrante do projeto social Habilitando Para a Vida, da região sisaleira da Bahia, que entrou como voluntária na loja Humana da Piedade e hoje, como fruto do seu desenvolvimento, atua como gerente da loja Humana de Itapuã.
“Esse Selo, além de ser um reconhecimento de um trabalho que já realizamos para a promoção da igualdade étnica racial, também é um motivador para aprendermos mais a respeito do tema e implantarmos novas ações nas nossas lojas”, declarou Mariana.
A gerente-geral das lojas Humana, Ivanir Matos, enfatizou a importância do projeto para a sociedade. “Como parte do processo do projeto Repense Reuse, as lojas Humana atuam não apenas na moda circular, mas nas relações circulares que promovem o desenvolvimento sustentável e promoção da diversidade socioeconômica”, afirmou.
Repense Reuse
Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais.