Bahia

Nova onda de calor deve atingir pelo menos 50 cidades baianas; temperaturas podem chegar a 40ºC

Entre as cidades afetadas pelo aumento de temperatura, estão Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto, todas no oeste

Divulgação/Prefeitura de Formosa do Rio Preto
Divulgação/Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Pelo menos 50 cidades baianas, na região oeste e do Vale do São Francisco, devem ser atingidas pela onda de calor a partir desta quinta-feira (14). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nessas áreas, as temperaturas podem atingir 40ºC.

Entre as cidades afetadas pelo aumento de temperatura, estão Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto, todas no oeste.

Em Barreiras, a temperatura máxima varia entre 39ºC e 40ºC durante a semana. A temperatura máxima, em Luís Eduardo Magalhães, deve variar entre 35ºC e 37ºC durante a semana. Já em Bom Jesus da Lapa, os termômetros variam entre 38ºC e 40ºC.

Para ser considerada onda de calor, a temperatura máxima do dia deve registrar 5° Celsius (°C) acima da média daquela localidade, por um período de três a cinco dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou, na terça-feira (12), o aviso laranja de perigo devido à nona onda de calor de 2023.

A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.