Política

Deputados alertam governador da Bahia sobre situação da seca no interior

O interior da Bahia passa por uma persistente e severa situação de seca

TV Subaé / Reprodução
TV Subaé / Reprodução

 

O interior da Bahia passa por uma persistente e severa situação de seca, que afeta ao menos 130 municípios. Neste cenário, deputados baianos têm cobrado ações eficazes do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT). 

O deputado Cafu Barreto (PSD) solicitou ao governador a implementação de medidas emergenciais. Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Al-BA), o parlamentar explicou que tais ações visam amenizar os impactos nas atividades agrícolas. 

“Com aproximadamente 130 municípios em situação de emergência devido à falta de chuvas, a Bahia enfrenta não apenas a escassez de precipitações, mas também o desafio das altas temperaturas, resultando na evaporação acelerada e redução das reservas hídricas”, explicou. 

O parlamentar propôs medidas como abertura de linhas de crédito especiais, com condições facilitadas, destinadas aos produtores rurais impactados pela seca. Outra proposta do deputado é o fortalecimento dos serviços de assistência técnica, proporcionando suporte especializado aos produtores para a implementação de estratégias de mitigação de impactos da seca. 

A deputada Ludmilla Fiscina (PV) também solicitou ao governador a elaboração de um plano de ação emergencial. A parlamentar ressaltou a necessidade desta medida diante da gravidade do problema, tendo em vista que a Bahia detém a maior área do Semiárido do Brasil.

“Centenas de municípios já decretaram estado de emergência, segundo a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), uma situação que coloca o poder público municipal em condições especiais para o recebimento pelo Governo do Estado de recursos financeiros, humanos, materiais e institucionais ou ações emergenciais e estruturantes, a exemplo de medidas de combate à insegurança alimentar das famílias e do apoio por meio de crédito e tecnologia, ao produtor rural, com o objetivo de diminuir ou atenuar os prejuízos causados pela seca”, defendeu.