O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), usou as redes sociais, nesta quarta-feira (13) para lamentar a morte do ex-deputado federal e um dos principais militantes do movimento negro no estado, Luiz Alberto. Ele tinha 70 anos e estava internado no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), após sofrer um infarto.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Jerônimo determinou luto de três dias no estado em homenagem a Luiz Alberto. "Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária.Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado", escreveu.
Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária.Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado. pic.twitter.com/zePBrDNaIv
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) December 13, 2023
Entre os parlamentares, uma das que se manifestou foi a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Também pela mesma plataforma, a comunista lembrou que esteve reunida com ele, na noite de terça-feira (12), e revelou estar arrasada com a morte do ex-parlamentar.
"Inacreditável! Eu estava com Luiz Alberto, ontem à noite, e hoje ele se foi. Estou arrasada com a essa enorme perda para o movimento negro brasileiro! Minha solidariedade à família e a todos os amigos que compartilharam com Luiz toda uma luta contra a opressão racista", afirmou Olívia.
"Não sabia que este seria o nosso último encontro. Estou perplexa com a morte de Luiz, que ontem estava animado com os investimentos da Secretaria de Direitos Humanos. Gratidão por toda sua vida de resistência e luta contra o racismo. Que o Orum o receba em paz!", completou.
Não sabia que este seria o nosso último encontro. Estou perplexa com a morte de Luiz, que ontem estava animado com os investimentos da Secretaria de Direitos Humanos. Gratidão por toda sua vida de resistência e luta contra o racismo. Que o Orum o receba em paz! pic.twitter.com/d0gZF0zUaG
— Olívia Santana (@oliviasantana65) December 13, 2023
Além dela, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) comentou a morte de Luiz Alberto (PT). O congressista manifestou sentimento aos familiares e amigos do ex-parlamentar. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento do companheiro Luiz Alberto, ex-deputado federal, símbolo do movimento negro e da luta pela igualdade racial. Foi secretário no governo Wagner e um dos fundadores do PT e da CUT. Manifesto o meu sentimento aos familiares e amigos".
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do companheiro Luiz Alberto, ex-deputado federal, símbolo do movimento negro e da luta pela igualdade racial. Foi secretário no governo Wagner e um dos fundadores do PT e da CUT. Manifesto o meu sentimento aos familiares e amigos. pic.twitter.com/21ktrPFYx0
— Jorge Solla (@depjorgesolla) December 13, 2023
Lídice da Mata (PSB-BA), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados, afirmou que não apenas ela como também o partido se solidarizam com os famialiares de Luiz Alberto: "A Bahia e o Brasil perderam um grande quadro do enfrentamento ao racismo com a morte do ex-deputado federal Luiz Alberto, vítima de infarto. Líder do Movimento Negro, ele foi protagonista de muitas lutas e um parlamentar atuante. O @PSBNacional40 se solidariza com a família".
A Bahia e o Brasil perderam um grande quadro do enfrentamento ao racismo com a morte do ex-deputado federal Luiz Alberto, vítima de infarto. Líder do Movimento Negro, ele foi protagonista de muitas lutas e um parlamentar atuante. O @PSBNacional40 se solidariza com a família.
— Lídice da Mata (@lidicedamata) December 13, 2023
Já através de nota, a bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia lamentou o falecimento de Luiz Alberto, a quem chamou de homem combativo, guerreiro e que nunca fugiu da luta, tornando-se uma liderança nacinal do movimento negro, sendo também um militante fundamental na fundação do PT.
“Nunca estamos preparados para receber esse tipo de notícia. Você deixará saudade, companheiro! Os movimentos sociais e o Partido dos Trabalhadores têm muito orgulho da sua história, principalmente na luta por melhoria para nosso povo. Sei que agora está no descanso eterno. Rogo ao Pai que conforte o coração de todas as pessoas e nos fortaleça na fé!”, declarou a líder do PT na Alba, deputada estadual Fátima Nunes.