Bahia

Prefeitura entrega Centro de Formação com capacidade para receber 700 educadores e pacote tecnológico completo

O evento reuniu centenas de professores, coordenadores pedagógicos e outros servidores no prédio

Betto Jr. / Secom PMS
Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (11) o Centro de Formação Emília Ferreiro, um inédito equipamento na capital baiana que será dedicado à capacitação dos educadores e outros profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. O evento reuniu centenas de professores, coordenadores pedagógicos e outros servidores no prédio, localizado no Costa Azul. Eles puderam conhecer a grande estrutura ao lado do prefeito Bruno Reis e do secretário de Educação (Smed), Thiago Dantas.

O Centro de Formação ocupa três andares do edifício Civil Towers, na Rua Arthur de Azevêdo Machado, no Costa Azul. Possui 2 mil metros quadrados de área com 16 salas de aula, todas climatizadas, com capacidade para 35 pessoas em cada. Além disso, tem um auditório e um miniauditório com 107 e 60 lugares, respectivamente. O equipamento pode receber mais de 700 pessoas por turno. O espaço ainda conta com biblioteca de pesquisa, refeitório, plenária, foyer, sala de convivência, recepção exclusiva e garagens privativas.

Além do porte, o Centro de Formação Emília Ferreiro destaca-se como o mais inovador e tecnológico do Norte e Nordeste. Além de disponibilizar salas específicas para treinamento em ferramentas pedagógicas digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a plataforma Tech4Kids, o equipamento conta com sala de informática, estúdio de gravação de videoaulas e um moderno sistema multimídia integrado que possibilita a transmissão simultânea das atividades desenvolvidas (cursos, palestras, debates, entre outros). 

O prefeito Bruno Reis destacou o ineditismo do centro: “A gente precisava fechar esse ano com um grande presente para a rede. Por tudo o que construímos, em especial a enorme adesão ao Prosa (Programa Salvador Avalia) e ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Pelo empenho de toda a rede e pelo clima que a gente vive hoje com os professores. A gente quer que aqui seja o ponto de encontro da rede para troca de experiências, para interagir, para vocês utilizarem da melhor forma. Isso aqui é para vocês”, disse.

O prefeito lembrou que agora a Diretoria Pedagógica da Smed dispõe de um equipamento que permitirá a ela planejar e executar a formação continuada dos educadores. “Aqui temos salas de formação de informática, para a gente inserir o digital em nossa rede, que é um desejo nosso cada vez maior. Também tem um estúdio de gravação para a gente investir mais em videoaulas, para que a gente possa oferecer conteúdos de reforço aos nossos alunos, em especial no contraturno. São milhares de possibilidades”, completou.