Bahia

Abertas inscrições gratuitas para projeto Brasil Mais Empreendedor no bairro de São Marcos

Formação inclui aulas presenciais, desenvolvimento de logomarca e acompanhamento com especialistas durante 3 meses

Divulgação
Divulgação

Depois de circular por 8 diferentes bairros de Salvador, o projeto Brasil Mais Empreendedor abre inscrições gratuitas para nova turma no bairro de São Marcos. Voltado para para pequenos empreendedores de áreas periféricas, o projeto conta com aulas presenciais abordando diferentes áreas do negócio e acompanhamento com especialistas, além de desenvolver a logomarca dos empreendedores selecionados. As inscrições para a turma de São Marcos acontecem até dia 7 de Dezembro, através do site brasilmaisba.conaje.com.br.

O Brasil Mais Empreendedor visa contribuir na formação daqueles que estão no estágio inicial de seus negócios ou que possuem uma ideia para empreender e desejam iniciar essa jornada. O público-alvo são jovens entre 17 e 39 anos, preferencialmente mulheres, que residem em áreas periféricas e cuja renda familiar por pessoa seja inferior a R$ 808,00 por mês. Para participar não é necessário residir no bairro onde as aulas ocorrerão, mas é fundamental que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital.

O projeto é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (SEMPE) vinculada ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e conta com a coordenação técnica da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA)

O Brasil Mais Empreendedor acontece em duas fases, orientado pela metodologia “By Necessity”, criada pela Agência Besouro de Fomento Social. A primeira conta com aulas presenciais, onde os participantes aprendem sobre atributos empreendedores, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas, entre outros temas, além de criarem um plano de ação. A segunda etapa inclui um período de semi-incubação, onde os empreendedores contarão com o acompanhamento de consultores por 12 semanas

Pesquisa revela potencial empreendedor na periferia

Uma pesquisa realizada pelo Data Favela 2023 revela que nas periferias do Brasil existem atualmente 5,2 milhões de empreendedores, além de outros 6 milhões de indivíduos com planos de iniciar seus próprios negócios. O estudo também aponta que 70% dessas pessoas tem a intenção de estabelecer seus negócios dentro de suas próprias comunidades, porém apenas 37% dos negócios existentes são formalizados, ou seja, possuem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

“O Brasil Mais Empreendedor foi desenhado para ser descentralizado. Buscamos democratizar o acesso à informação, levando conhecimentos técnicos e de habilidades empreendedoras para quem está começando sem planejamento e se sente perdido. A formação ocorre em bairros diferentes justamente para dialogar com a necessidade de cada comunidade e ampliar o acesso ao programa”, disse Alana Elias, presidente da Associação Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), responsável pela coordenação técnica do projeto na Bahia.