As ruas, vielas e ladeiras do Pelourinho voltam a se vestir de vermelho e branco, nesta segunda-feira (4), a para receber milhares de pessoas que vão saudar Santa Bárbara, na tradicional festa, que celebra 25 anos de devoção e 15 anos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
A programação de segunda (4) inclui alvorada e repique de sinos, às 6h, na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos; seguida por missa campal, às 8h; procissão com sete andores decorados com santos católicos pelas ruas do Centro Histórico e cortejo cultural com Afoxé Filhos do Korin Efan, às 11h.
Além disso, o público vai poder conferir apresentações e shows musicais gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D'Água, Pedro Archanjo e no Pelourinho.
No palco principal (Largo do Pelourinho), as apresentações começam às 15h, com a cantora Mariene de Castro, às 17h é a vez do Grupo Partido Popular com participação de Jorginho Comancheiro e encerra com o Grupo Negros de Fé, às 19h20.
No Largo Pedro Archanjo, a programação terá início às 11h com o grupo O Pretinho com a apresentação “Epahey Oyá” e as participações de Jubiraci Bastos, Cala Lis, Matilde Charles, Mônica Melo, Célia França e Grupo Orisun.
Tem samba também no Largo Tereza Batista, a partir das 11h, com Grupo Movimento e Grupo Katulê, além de DJ Raffa Maciel. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a cantora ILLY se apresenta com o show ‘Samba Djanira’ e participação de Jota Pê. A abertura é às 15h, com DJ Preta.
A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia e acontece há 382 anos. Em 2023, milhares de fiéis seguem o ritual de percorrer as ruas do Pelourinho e do Centro Histórico para saudar a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados, e para reverenciar a Orixá Iansã.
As cores vermelho e branco da festa estão associadas a essas duas figuras sagradas para as tradições católica e de matriz africana. Ambas costumam servir de espelho para mulheres guerreiras e valentes. Durante os festejos, se escutam expressões como “Eparrei!” e “Amém!” para saudar a orixá e a santa. Em 2023, a Festa de Santa Bárbara completa 382 anos de existência. Em 2023, a Festa de Santa Bárbara completa 382 anos de existência.
O calendário de festas populares da Bahia continua na próxima sexta-feira (8), com as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia. No rol de eventos, ainda há a Lavagem do Bonfim, no dia 11 de janeiro de 2024, e a festa de iemanjá, em 2 de fevereiro. As festas populares da Bahia só terminam no dia 14 de fevereiro de 2024, no arrastão da Quarta-feira de Cinzas.