Economia

PIS/Pasep: Dois milhões de trabalhadores ainda não sacaram abono

Benefício pode ser retirado até 30 de junho em uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil.

NULL
NULL

Dois milhões de trabalhadores não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano passado. Somando todos os benefícios a serem pagos, R$ 1,7 bilhão ainda precisa ser pago. Segundo o Ministério do Trabalho, o prazo para retirar o dinheiro acaba em 30 de junho.

O abono é equivalente a um salário-mínimo (R$ 880) e pode ser retirado nas agências da Caixa e do Banco do Brasil. Todos os cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício, têm direito ao dinheiro.

O Ministério do Trabalho informou ainda que esse direito é para quem exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias de 2015. Em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono. Desse total, 21,5 milhões já fizeram os saques. Os dois milhões que ainda não acessaram o recurso representam 8,7% dos trabalhadores beneficiados.

Como sacar?

Correspondências serão enviadas para os endereços dos beneficiários. Em nota, o coordenador do Seguro Desemprego e Abono Salarial, Márcio Ubiratan Brito, explicou que quase todos receberão essas cartas.

“Pretendemos alcançar com o envio das comunicações aproximadamente 1,2 milhão de beneficiários que estão com o endereço válido na base de dados”, relatou no comunicado.

 

Fonte: Portal Brasil