A pouco menos de um ano para as eleições municipais em Itabuna, no sul da Bahia, a gestão da cidade e o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) entraram em rota de colisão por causa de uma emenda parlamentar, destinada pelo membro da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ao município para a reforma de praças.
A história envolve dois nomes que podem estar frente-à-frente no pleito de 2024: o atual chefe do Exeutivo itabunense, Augusto Castro (PSD), que deve tentar a reeleição, e o próprio Pancadinha, que já manifestou o desejo de ser prefeito da cidade, mas ainda não confirmou se vai se submeter à vontade das urnas no próximo ano.
Na última quarta-feira (29), o deputado usou as redes sociais para divulgar uma Emenda Impositiva que conseguiu, junto ao Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil, com o objetivo de iniciar a reforma de praças em três bairros de Itabuna.
No entanto, na quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal emitiu uma nota qual desmentiu as informações divulgadas pelo deputado Fabrício Pancadinha a respeito do que eles chamaram de "uma suposta emenda" parlamentar destinada à reforma de praças na cidade.
"Ao contrário do que foi veiculado pelo Deputado, esclarecemos que o Programa Acelera Itabuna está em pleno andamento e desde o mês de setembro. Desde então, a gestão municipal tem conduzido processos de licitação para a requalificação e modernização de diversos pontos da cidade, incluindo a Praça Camacan, Praça da Califórnia, Praça do São Pedro e outras localidades", afirmou a nota.
Ainda conforme a gestão municipal, as as obras em andamento estão sendo financiadas com recursos próprios da Prefeitura, totalizando um investimento significativo de R$ 115 milhões na infraestrutura da cidade.
"[A Prefeitura] reitera seu compromisso com a transparência e a verdade, repudiando qualquer tentativa de desinformação ou de pré-campanha eleitoral. Estamos empenhados em promover melhorias significativas na qualidade de vida da população de Itabuna, por meio de ações concretas e projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a valorização de nosso município", completa a nota.
Tréplica
Em resposta à publicação da Prefeitura de Itabuna, o deputado reagiu. Em nota, atacou a gestão Augusto Castro, afirmando que ela "se utilizou da imprensa local e de seus meios de comunicação oficiais, para atacar minha honra e o trabalho sério e incansável que venho desempenhando desde o primeiro momento em que fui eleito Deputado Estadual".
"Me indignei com a forma desrespeitosa com que a gestão municipal apresentou uma nota informando que a emenda referida por mim seria uma “fake news”. Um absurdo. Desde o primeiro dia na Assembleia Legislativa da Bahia, luto e trabalho arduamente em busca de recursos e suportes para o desenvolvimento de nossa cidade, com o objetivo único de amenizar o sofrimento de nossa gente, que vem sendo esquecida dia a dia, e que tanto tem sofrido nas mãos dessa gestão incapaz, ineficiente e que se utiliza de inverdades para encobrir sua incompetência", diz um trecho do informativo.
Ainda conforme Pancadinha, a “gestão” espalha desinformação e tenta ludibriar a opinião pública. "Diferente do que alega a gestão municipal, as minhas ações enquanto parlamentar jamais terão cunho político eleitoral. E enquanto estiver na posição de representante do povo, atuarei com transparência e legitimidade", afirma o parlamentar.