Política

Prefeitura sanciona lei elaborada pela plataforma ChatGPT; entenda

Autor do projeto na Câmara de Vereadores disse que a política não pode ficar fora de inovações

Reprodução/Singularity Brasil
Reprodução/Singularity Brasil

O prefeito de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo (MDB), sancionou uma lei que isenta o pagamento de novo hidrômetro ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da cidade gaúcha em caso de furto.

A decisão do chefe do Executivo seria uma como qualquer outra, não fosse por um detalhe: o texto, que tinha sido aprovado na Câmara de Vereadores do município e é de autoria do edil Ramiro Rosário (PSDB) e foi elaborado pelo ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial.

Foi o próprio vereador – que se define como “um curioso da área da tecnologia” – quem revelou a ação. De acordo com a CNN Brasil, o tucano escolheu esse projeto de lei para colocar a ideia em prática por ser uma lei “muito simples no seu objetivo, mas revolucionária na sua forma”. 

Ainda segundo Rosário, ele apenas escreveu um comando que pedia à ferramenta que criasse uma legislação de origem do legislativo versando sobre esse tema. Na opinião do vereador, a sociedade vai vivenciar revoluções em diversas áreas nos próximos anos por conta da inteligência artificial e a política não poderia ficar de fora dessas mudanças.