Um aliado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT-BA) pode suceder Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – Dino foi indicado pelo presidente Lula (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o petista passou a considerar o nome do secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima e Silva, como opção para a pasta. Ex-procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Wellington é visto como um nome preparado e que goza da confiança não só de Lula como de outros ministros do núcleo duro do governo, a exemplo de Rui.
Wellington chegou a assumir o Ministério da Justiça no início de 2016, no segundo governo Dilma Rousseff (PT), mas deixou o cargo semanas depois logo depois após uma decisão do STF.
A Corte decidiu que Wellington não poderia continuar à frente da pasta, caso não pedisse exoneração do cargo de procurador do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O ex-procurador, então, optou por seguir no órgão baiano e só deixou o posto, no início deste ano, para assumir o comando da assessoria jurídica de Lula no Planalto.