Política

Ouvidor Geral da Câmara protocola Projeto de Lei que pode travar construção de prédios de luxo na Ladeira da Barra

Apesar do anúncio do protocolo, o Projeto de Lei ainda não constava no site da Câmara de Vereadores até a tarde desta terça-feira (27).

Vagner Souza/ Salvador FM
Vagner Souza/ Salvador FM

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) protocolou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Salvador que pode tornar de utilidade pública um terreno que fica nas proximidades da Vila Brandão, na Avenida Sete de Setembro. Isso porque o imóvel tem sido alvo de uma imobiliária, ligada a um grupo político da capital baiana, que pretende erguer prédios de luxo no local.

"Se houver autorização para que alguns prédios sejam erguidos naquela localidade, isso vai, na prática, sufocar a comunidade, não só com o calor, mas praticamente cercando a comunidade, inviabilizando a existência daqueles imóveis. Então, dei entrada nesse projeto de Lei, e peço atenção aqui, aos pares, para que apreciem com cuidado, para a gente evitar aquela especulação sobre um território que pode atingir milhares de famílias, e estamos aqui na defesa da Vila Brandão", pediu. 

Durante sessão nesta terça-feira (28) na Casa Legislativa, o ouvidor geral argumentou em favor da comunidade e lembrou da trajetória de resistência dos moradores.

"A Vila Brandão é uma comunidade que fica encravada ali entre a Ladeira da Barra e o final do Corredor da Vitória. Uma comunidade popular, de pessoas que resistem a gentrificação e a elitização daquele território, que outrora já foi um espaço de resistência em relação a ocupação urbana da nossa cidade", disse o vereador. 

Apesar do anúncio do protocolo, o Projeto de Lei ainda não constava no site da Câmara de Vereadores até a tarde desta terça-feira (28).

Canteiro de obras

A construção de empreendimentos comerciais e condomínios de luxo têm sido alvo de protestos e discussões no Plenário da Câmara e nas redes sociais. 

Em setembro deste ano, o movimento S.O.S Buracão ocupou o Plenário Cosme de Farias, em sessão especial, pedindo providências dos legisladores municipais contra a construção de três torres de luxo no entorno da praia do Buracão, no Rio Vermelho. 

Em outubro deste ano, um protesto puxado nas redes sociais pelo Movimento Salva Verde em colaboração com o MyPhantomtoy protestou contra a construção de um hipermercado na Avenida  Juracy Magalhães.

Leia Mais: