Neste ano, foi emitido 14 autos de infração em Salvador na Operação Black Friday. A operação é realizada anualmente pela diretoria de ações Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e com o objetivo de combater práticas abusivas no dia em que os consumidores impulsionam o comércio em busca de grandes promoções. As multas podem variar de R$900,00 a R$9 milhões.
"Esse ano na Operação Black Friday teve um aumento de 3x mais infrações, então foram 14 autos de infração emitidos na capital. É aquela prática corriqueira e conhecida do consumidor que é o aumento abusivo para depois dá o desconto, ou seja, tudo pela metade do dobro como costumamos brincar, então é importante ter atenção", explicou o diretor da Codecon Zilton Netto ao Portal Salvador FM.
Ainda segundo o diretor geral da Codecon, a operação vai seguir durante essa semana, porque o comércio ainda está praticando desconto de Black Friday, provavelmente emendamdo com as promoções de natal e final de ano.
Caso alguma regularidade seja identificada pelo consumidor, ele deve entrar em contato com o Codecon pelos canais oficiais disponíveis: o Aplicativo Codecon Mobile, o Aplicativo Fala Salvador, o site ( www.codecon.salvador.ba.gov.br ), o portal do Fala Salvador ( www.falasalvador.ba.gov.br ) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador no número 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor opera de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
*Com informações de Paulinho FP