Bahia

“Poucas foram as vezes que prendi uma pessoa branca”, diz delegado Ricardo Amorim

Delegado Ricardo Amorim foi o entrevistado no programa Fora do Plenário, na Rádio Salvador FM, na quinta-feira (23)

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

O delegado de Polícia Civil, Ricardo Amorim, foi o entrevistado do programa Fora do Plenário, na Rádio Salvador FM, na quinta-feira (23). Na ocasião, ele fez uma análise sobre os motivos os quais pessoas negras são detidas, em maior número, pelos agentes de segurança do Estado em comparação com as pessoas brancas. Isso sem contar o tratamento dado, ainda que o crime cometido tenha sido o mesmo.

"O que influencia muito, principalmente nesses números elevados de pessoas negras presas (…) porque a gente quando vê pessoas presas é muito difícil ver uma pessoa branca presa. Eu mesmo me lembro que poucas foram as vezes que eu prendi uma pessoa branca, por exemplo. Tem diversos motivos para isso acontecer, um deles é o fato de ter um racismo estrutural", disse ele.

"Há 500 anos, nós fomos trazidos da África de forma totalmente desestruturada, abandonados após a escravidão. A gente não tem as mesmas condições de vida, não tem as mesmas oportunidades de trabalho e muitas vezes acaba sobrando para o negro ser jogado dentro desse contexto social e acaba entrando na criminalidade", completou.

Confira na íntegra a entrevista com o delegado Ricardo Amorim, no programa Fora do Plenário, na Rádio Salvador FM, clicando no player abaixo: