Política

Eleições na Argentina: Lula, Bolsonaro e Trump reagem a vitória de Milei

Presidente do Brasil e políticos usaram redes sociais para comentar pleito na Argentina

Montagem | Reprodução
Montagem | Reprodução

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump, dos Estados Unidos, reagiram à vitória de Javier Milei nas eleições à Presidência da Argentina, neste domingo (19).

Com 98,21% das urnas apuradas, o ultradireitista está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa. Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro.

Sem citar o futuro presidente argentino, Lula desejou sorte e êxito ao novo governo. "A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", iniciou o petista.

"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", completou o presidente.

 

 

Já o primeiro presidente a não conseguir a reeleição no Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou que a vitória de Milei representa a esperança voltando a brilhar na América do Sul. Ele ainda desejou que os "bons ventos" alcancem os Estados Unidos e o Brasil.

"Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós", escreveu o liberal.

 

 

O republicano Donald Trump, em uma plataforma digital, além de parabenizar a conquista de Milei, afirmou que o ultradireitista tonará a "Argentina grande novamente", em alusão ao slogan usado por Trump, nas eleições presidenciais de 2020, quando ele acabou derrotado por Joe Biden.

“Parabéns a Javier Milei pela excelente candidatura à presidência da Argentina. O mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente”, afirmou.