Polícia

Moradores denunciam ação da PM com uso de gás em Valença; bebê inalou produto químico

sse é um dos relatos que passou a circular na noite desta quinta-feira (16) em aplicativos de mensagens, denunciando uma ação da Polícia Militar na cidade de Valença, no Baixo Sul da Bahia.

Reprodução
Reprodução

"Gente, pelo amor de Deus, isso tem que ser compartilhado. O menino trabalhador, três viaturas desceram aqui jogando bomba nos moradores. jogando spray de pimenta. Deu tapa na cara de mãe de família, oprimindo todo mundo, criança e tudo". Esse é um dos relatos que passaram a circular na noite desta quinta-feira (16) em aplicativos de mensagens, denunciando uma ação da Polícia Militar na cidade de Valença, na Costa do Dendê, no Baixo Sul da Bahia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais pela comunidade mostram artefatos utilizados pelos policiais. Também é possível ver a aflição de moradores após inalarem substâncias químicas, inclusive uma criança de colo. Após a ação, populares registraram fotos e vídeos das granadas de gás lacrimogêneo utilizadas pelos militares.

O tumulto teve início após uma incursão policial que resultou na prisão de um morador da localidade conhecida como Clemesu. 

De acordo com a Polícia Militar, equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Recôncavo faziam rondas no bairro Bolívia, quando um grupo de homens disparou contra os PMs e fugiu. 

"Um dos suspeitos foi alcançado e resistiu violentamente à abordagem, sendo necessária a utilização da força para que fosse contido. Foram apreendidas porções de maconha, crack e cocaína, além de uma balança de precisão. Populares tentaram impedir a prisão do suspeito, sendo necessário emprego de agentes químicos para conter a turba. O homem e o material apreendido foram apresentados na delegacia que atende à região para registro do fato e adoção das medidas cabíveis", informou a PM em nota.