O presidente do PSOL em Salvador, Raimundo Calixto, negou que a sigla, na capital baiana, tenha definido pelo nome de Tâmara Azevedo como candidata à Prefeitura de Salvador em 2024. A informação foi confirmada pelo dirigente em entrevista ao Portal Salvador FM, nesta sexta-feira (17).
Na quinta (16), setores do partido defenderam, através de um manifesto que circula internamente, uma eventual pré-candidatura de Tâmara, que segundo eles representa “contribuição programática e de ação que priorize os interesses populares: uma candidatura de esquerda para superar a velha política”.
Em 2022, ela foi candidata ao Senado e obteve mais de 119 mil votos. "O PSOL ainda não definiu quem vai ser o candidato", afirmou Calixto. "Há uma discussão interna, temos vários nomes colocados como o de Kleber Rosa, o de Tâmara Azevedo (…) mas ainda não se tem uma definição de quem será o candidato do PSOL. A única certeza é a de que o PSOL terá candidato", completou.
Conforme o dirigente, o martelo deve ser batido no início de 2024. Antes, ainda neste ano, deve ocorrer a eleição do diretório municipal e, em seguida, será feita uma conferência eleitoral. A expectativa é a de que, neste encontro, saia o nome do escolhido entre os psolistas para a disputa ao Palácio Thomé de Souza.
Questionado então sobre esse movimento por parte de uma corrente do partido em prol de Tâmara Azevedo, Calixto disse ser natural que diferentes grupo apoiem diversos nomes e façam o trabalho de divulgação do seu candidato preferido.
"Mas, definição ainda não tem. Temos nomes. O que temos é cada corrente colocando seus nomes para discussão. Nós ainda sequer nos reunimos para discutir essa questão da candidatura à Prefeitura de Salvador", garantiu o presidente municipal do PSOL.