O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa, afirmou que "o sistema de transporte público de Salvador está um colapso e esse quadro é reflexo da gestão carlista na capital baiana".
Em um vídeo publicado nas redes sociais (confira abaixo), o psolista alfineta o aumento da passagem de ônibus de R$ 4,90 para R$ 5,20 promovido pela Prefeitura de Salvador. Rosa, que foi candidato ao Governo da Bahia em 2022, pontuou que "o aumento do valor da passagem de ônibus vai penalizar ainda mais a nossa população que já é extremamente carente. Lamentavelmente o prefeito apresenta como solução mágica para a crise do transporte público o aumento da tarifa. Tornando o sistema ainda mais excludente e, a médio prazo, como algo insustentável".
Cotado como candidato à Prefeitura de Salvador em 2024, Rosa ressaltou que a capital baiana está na contramão de outras cidades do Brasil que adotaram a "Tarifa Zero", ou seja, a gratuidade da passagem como mecanismo de inclusão social. De acordo com ele, 85 cidades no Brasil estão adotando a gratuidade do transporte público como direito do cidadão.
"Nós constatamos que em outras cidades as prefeituras estão adotando soluções mais inclusivas e sustentáveis. Tivemos agora o exemplo da cidade de Fortaleza onde os estudantes terão Passe Livre. Não pagarão mais transporte e outro exemplo é a cidade de São Caetano do Sul, que fica no estado de São Paulo onde, neste mês, aprovou também a Tarifa Zero para toda a população. Todas as pessoas da cidade terão acesso ao sistema de transporte público gratuito. Mas, essa realidade não é uma exclusividade de São Caetano do Sul. Só no Estado de São Paulo, 22 cidades já implementaram a Tarifa Zero. No Brasil, 85 cidades estão adotando o modelo", avalia.
Kleber Rosa ressalta que o debate da Tarifa Zero está sendo pautado pela bancada do PSOL no Congresso Nacional e a Mobilidade Urbana precisa ser assegurada pelos órgãos públicos enquanto uma premissa ao direito à cidadania.
"A nossa deputada Luiza Erundina apresentou um projeto de Sistema Único de Mobilidade. A mobilidade urbana precisa ser concebida como um direito do cidadão. Não podemos admitir que para beneficiar um pequeno grupo de empresários a Prefeitura de Salvador exclua a população mais pobre do direito ao transporte público. Por isso, vamos defender a Tarifa Zero enquanto um direito do cidadão, um direito da população de Salvador", propõe Kleber Rosa.